Lançamento do livro “Cerâmica em Cunha: 40 anos de forno noborigama no Brasil”

O livro “Cerâmica em Cunha: 40 anos de forno noborigama no Brasil”, lançado no dia 30 de setembro na nova Casa do Artesão, na cidade de Cunha, interior do estado de São Paulo, já está disponível para venda!

14433006_10209093189439382_2771003596132176547_n

O resultado é fruto de uma colaboração minha com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC) juntamente com Johnny Mazzilli, que fez as fotos, Laurentino Dias, a cargo da diagramação, e Silvana Baierl na produção.

A ideia do projeto surgiu da nova presidência do Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha, encabeçado por Marcelo Tokai. O ICCC foi criado em 2009 com o objetivo de promover a atividade cerâmica na cidade e suas atividades incluem o ensino da cerâmica aos alunos da rede pública, além da realização de palestras, oficinas, workshops e o Festival da Cerâmica, que acontece anualmente em outubro.

O projeto inicial era fazer uma edição atualizada da publicação de 2005, lançado em comemoração aos 30 anos de forno noborigama em Cunha pelos ceramistas pioneiros Mieko Ukeseki e Alberto Cidraes, que trouxeram essa técnica do Japão aqui para a cidade em 1975.

Entretanto, após um ano de pesquisa, durante o qual entrevistei mais de 40 ceramistas em atividade na região, acrescentados ao trabalho que em venho desenvolvendo desde 2010 sobre a influência da cerâmica japonesa no Brasil, o que era para ser uma reedição de uma publicação esgotada acabou se tornando em uma nova publicação.

Composto de 150 páginas, com capa em alta gramatura e miolo em papel couche, além de dezenas de fotos inéditas, o livro é constituído por três capítulos principais. O primeiro sobre a história da cerâmica em Cunha, com foco nos 40 anos de forno noborigama na cidade. Um segundo, mais didático, sobre os processos envolvidos na produção de cerâmica em geral e em Cunha em particular, desde a coleta da argila até à descrição dos vários tipos de fornos usados aqui na cidade. E o terceiro capítulo, um catálogo dos ceramistas da cidade.

14484854_10209093194399506_3251467941129177373_n

“Cerâmica em Cunha: 40 anos de forno noborigama no Brasil” é o produto de muito esforço pessoal, com o apoio institucional e edição do ICCC, e não contou com nenhum financiamento de caráter governamental. O valor arrecadado a partir da venda coletiva foi usado para cobrir os custos básicos de produção.

Este é um projeto realizado através dedicação de muitas pessoas, que doaram altruisticamente seu trabalho das mais variadas formas para a sua concretização.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A primeira tiragem incluiu a impressão de 500 exemplares. O valor arrecadado com a venda será mobilizado para novas tiragens. Agradeço por isso sua colaboração.

O livro está disponível para venda nos seguintes locais:

São Paulo – Arte Brasil
Rua Joel Jorge de Melo, 752
Vila Mariana – São Paulo
04128-081 – SP
Referência: Próximo à estação Santa Cruz.
Paralela com a Domingos de Moraes e transversal com a Luis Góes, sentido Ricardo Jafet.

Cunha – Casa do Artesão
R. José Arantes Filho, 27, Cunha – SP.
Cunha – Ateliê Suenaga & Jardineiro
Rua Doutor Paulo Jarbas da Silva, 150 – Mantiqueira, Cunha – SP, 12530-000
Futuramente, estará também disponível para compra no site da Arte Brasil:
O lançamento incluiu a realização de uma exposição com os artistas presentes no livro, que está aberta à visitação na Casa do Artesão, Cunha, até dia 15 de novembro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Um comentário sobre “Lançamento do livro “Cerâmica em Cunha: 40 anos de forno noborigama no Brasil”

  1. Olá Liliana! Parabéns pelo livro! Estou lendo a sua tese e estou achando muito interessante! Sou ceramista e morei 3 anos no Japão e tenho muito interesse no assunto. Muito sucesso e tudo de bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s