O Blog

Quando cheguei pela primeira vez em São Paulo, em Novembro de 2007, descobri um Japão. Um Japão diferente daquele que os portugueses encontram  em 1543. Com japoneses diferentes daqueles que atravessam diariamente a estação de Shibuya. Um Japão reinventado.

Os portugueses chegaram no arquipélago nipônico 43 anos depois de terem aportado em costas brasileiras. Eu pretendo fazer um percurso menos moroso e acidentado.

Com este blog proponho uma aproximação entre os três países. Uma aproximação de realidades e subjetividades. Como um trem que percorre diariamente as mesmas estações. Aqui eu serei o maquinista e as estações serão minhas experiências e memórias.

A localização real, Lisboa e São Paulo, são meus pousos principais. E é neles que faço minhas viagens por um Japão diferente daquele onde pretendo aportar um dia.

(Texto de 2010)

Atualização: Aportei pela primeira vez no Japão num dia de tempestade de neve em janeiro de 2013. Após vários ensaios, efetuei um pouso mais longo em Tokyo em setembro de 2015 e daqui ainda não saí.

2 comentários sobre “O Blog

  1. Adorei a proposta do seu blog, que interessante estudar o Japão por essa ótica. Com toda certeza o Japão que vc vai encontrar em SP é bem diferente de Shibuya,rs. Adorei a música que vc, o Itoh-san e Dudu estão cantando (esqueci o nome da letra), é uma versão em japonês. Lindo, ouço direto agora. Amei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s