Shoko Suzuki: mestre ceramista e artista

Shoko Suzuki poderia se passar por mais uma ba-chan (vovó japonesa) aos olhos de qualquer leigo que a cruzasse por aí. De modos simples, vestimentas modestas, cabelos brancos, bengala e sotaque japonês, Shoko é nada mais nada menos que a veterana da cerâmica japonesa no Brasil. Para além de Mestre Artesã, Shoko é hoje uma das artistas em cerâmica de maior renome, com exposição individual no Museu de Arte de São Paulo (MASP, 1975) e participação em exposições coletivas por todo o país, além de no Japão e na Alemanha.

http://www.acasa.org.br

Nascida em Tokyo no ano 1929, Shoko vivenciou a guerra e o preconceito de ser uma mulher fazendo cerâmica no Japão. Num país onde os mestres em cerâmica são homens, delegando à mulher um papel secundário de mera ajudante, Shoko conseguiu fazer seu trabalho artistico apesar dos preceitos rígidos da tradição.

No início da década de 60, ao ver um documentário sobre Brasília na televisão japonesa, soube que era no Brasil o seu lugar e aqui se estabeleceu em 1962, junto com seu marido, o também renomado pintor Yukio Suzuki.

Em 1966 estabeleceu seu ateliê em Cotia, num terreno com inclinação perfeita para a construção de um forno Noborigama*, de acordo com o projeto que um amigo lhe dera antes de embarcar para o Brasil. Munida de um torno manual, argila que recolhia do próprio terreno e esmaltes que fabricava a partir das folhas das árvores, Shoko iniciou uma carreira em cerâmica que, mal sabia ela, teria fortes repercussões no desenvolvimento dessa arte no Brasil.

Shoko Suzuki e Noborigama em seu ateliê na Granja Viana

Suas peças apresentam formas femininas e naturais, apesar da aparência rústica e rugosidade ao toque, característica essencial na cerâmica utilizada na cerimônia do chá. Mas Shoko vai muito além dos utilitários. Suas esculturas em cerâmica, de formas esféricas, cilíndricas e ovóides, são plenas obras de arte contemporânea. Nelas transparece a alma e a essência da artista.

Escultura Aldeia http://www.acasa.org.br
Vaso Cosmos http://www.acasa.org.br

Noborigama é um tipo de forno a lenha tradicional japonês, de origem chinesa, utilizado no Japão desde o século XVII. Construído num declive aproveitando a inclinação do terreno, contém várias câmeras interligas entre si, cada uma num determinado nível. A duração de uma queima em noborigama pode ser de até 35 horas. Por esse motivo é geralmente considerado um trabalho masculino.

Mais sobre Shoko Suzuki:

Site da Granja: A Cerâmica de Shoko Suzuki

Site da Granja: História

Eu em conversa com Shoko Suzuki (02.10.2011)


Anúncios

6 comentários sobre “Shoko Suzuki: mestre ceramista e artista

  1. Conheci a Shoko en 1966 e somos amigos ate hoje, bem que faz anos que nao a vejo, desde que voltei pra Europa en 1989. Ela e tao bela como as suas ceramicas, sempre adorei tomar cha com ela e seu marido cuando visitava SP vindo do Rio, onde seu filho adotivo Yoshio compartia meu apartamento em Copacabana. Cuando fui morar no Brasil nunca imaginei que tambem chegaria a morar no Japao a tao poca distancia das praias e morros do Rio de Janeiro. Obrigado pela tua reportagem, Liliana

    1. Muito obrigada pelo comentário Lawrence! A Shoko é realmente uma mulher incrível e suas peças refletem a beleza da sua alma. Minha pesquisa de mestrado será sobre a vida dela, entre outras ceramistas mulheres de origem japonesa. Em que lugar da Europa o senhor mora? Eu também sou da Europa, de Portugal =)
      Um abraço,
      Liliana

  2. Sou professora de arte na rede municipal de Juiz de Fora e conheci a obra da artista através do vídeo na coleção TV Escola. Em pesquisa para as oficinas de cerâmica, pude vivenciar com meus alunos a trajetória artística de Shoko Suzuki, bem como suas maravilhosas peças dotadas de um valor cultural inestimável.

  3. Shoko é uma pessoa maravilhosa e uma ceramista que deu início ao processo de reconhecimento da CERAMICA como Arte . Obrigado pelo trabalho que é uma inspiraçāo para nós Ceramistas .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s