Portugal e Japão estreitam laços através da música

Em Janeiro deste ano, na minha estadia em praias lusitanas, tive a feliz oportunidade de conhecer, por indicação de uma amiga brasileira, dois artistas japoneses residentes em Portugal, na cidade do Porto. Hajime Fujita, coreógrafo, dançarino e performer, e sua companheira Hana Kogure, cantora e compositora, acompanharam-nos durante nossa estadia na capital portuense e viajaram também para Lisboa, marcando presença no show do artista nipo-brasileiro Dudu Tsuda na Livraria Fabula Urbis (sobre os shows de Dudu Tsuda em Lisboa e Porto reservarei um outro post).

A cidade do Porto sob um olhar luso-nipo-brasileiro

Apesar de Portugal ser meu país de nascimento e residência até há aproximadamente três anos atrás, a cidade do Porto era uma vergonhosa falha no meu currículo de lisboeta. Embora tivesse viajado anteriormente para a capital nortenha na infância e adolescência, foi graças a Hajime que pude conhecer o Porto no olhar de um estrangeiro aí residente há vários anos. O roteiro incluiu a famigerada Rua de Miguel Bombarda, onde populam galerias de arte e incíveis lojas de design, passeios noturnos na Foz, o interessantíssimo e incrivelmente barato Mercado do Bulhão e, como não poderia deixar de ser, a vida noturna da Rua da Galeria de Paris, do antigo cinema e atual clube noturno e casa de show Passos Manuel e no incrível espaço de intervenção cultural Maus Hábitos.

E foi aí que pude conhecer a incrível voz de Hana Kogure, que cedeu seus talentos à música de Dudu Tsuda. E ele retribui ao som do piano tocando “Chocolate”, composta e cantada por ela. Segue o vídeo gravado no show realizado no Maus Hábitos (cortesia de Hajime Fujita):

Hana Kogure: um intercâmbio luso-nipônico

Amanhã termina a residência artística Palavras ao Vento, iniciada no dia 2 de Maio e que teve como objetivo o intercâmbio musico-literário entre a cantora japonesa Hana Kogure e o poeta português Tiago Patrício.

A pesquisa, da cultura tradicional do Japão e de Portugal ocorre na cidade, na Fábrica Braço de Prata, no lado Oriental de Lisboa. As canções estão envolvidas por todas estas influências da tradição e da modernidade e pretendem ser algo de novo, experimentais mas concretas, precárias mas fundadas na palavra, na performance poética e musical. (Palavras ao Vento)

O resultado do projeto será apresentado entre os dias 13 e 15 de Maio às 23h na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.

Biografia Hana Kogure

Nascida em 1983 em Chiba, Japão, desde 1999 que leva concertos a todo o Japão.

A presença em Portugal tem sido marcada por concertos em vários pontos do país, como no espaço Maus Hábitos (Porto, 2008/2009/2010), no Cabaret Maxime (Lisboa, 2009), no Espaço Nimas, no evento “Japan in Lisbon” (Lisboa, 2009), Bixo Mau (Caldas da Rainha, 2011), entre outros em Lisboa, Porto, Coimbra e Caldas da Rainha.

Em 2008 recebe o convite de Norberto Lobo para participar no concerto que teve lugar no claustro do Museu de Olaria de Barcelos, e colaborando ainda no espetáculo de performance de dança de Hajime Fujita no Terreiro do Paço em Lisboa no mesmo ano.

Segue então o vídeo de umas das minhas músicas favoritas,”Andorinha”. Letra em japonês, cantada num lamento que remete para o tradicional fado, acompanhada de violão . E, claro, a andorinha, pássaro tão presente e querido em terras lusitanas.

Recordações

E, para finalizar, algumas memórias fotográficas da estadia no Porto:

Mais informações:

Hana Kogure
http://kogurehana.com/
http://www.myspace.com/hanakogure
 
 Dudu Tsuda
http://www.myspace.com/dudusolo
 
Residência artística ‘Palavras ao Vento’   
http://www.palavras-ao-vento.com/
 
Fábrica Braço de Prata
Rua da Fábrica de Material de Guerra, 1, Lisboa
http://bracodeprata.net/
  
Maus Hábitos
Rua Passos Manuel, 178, 4º andar, Porto
http://www.maushabitos.com/
  
Galeria de Paris
Rua Galeria de Paris, 56, Porto
http://galeriadeparis.com/
 
 
 
 
 
 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s